terça-feira, 20 de maio de 2014

PROJETO “CUIDA BEM DE MIM”

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVETE LOURDES ARENHARDT
AVENIDA BRASIL, Nº 850, CENTRO – SORRISO-MT
FONE: 66 35444284


PROJETO “CUIDA BEM DE MIM”
OBJETIVO:
O projeto tem por finalidade ajudar no âmbito socioambiental inserido no meio escolar em que atuamos.

JUSTIFICATIVA:
 A partir das atividades desenvolvidas durante o curso de sustentabilidade, reforçamos a ideia de dar continuidade ao projeto COM-VIDA já sendo desenvolvido em nossa escola há dois anos, inúmeras ações já foram desenvolvidas envolvendo a comunidade escolar; Para 2014 a partir dos levantamentos com alunos e comunidade escolar,  percebemos a necessidade de  desenvolvermos nosso projeto envolvendo as questões disciplinares e ambientais no meio escolar.

ESTRATÉGIAS:
·         Convidar representantes de todas as categorias da unidade escolar e sociedade organizada para participar do grupo COM-VIDA  da Escola  M. Profª Ivete Lourdes Arenhardt.
·         Reunir os representantes da COM-VIDA para planejar metas e o plano de ação para 2014.
OBS: Com o grupo organizado, foram traçadas as seguintes metas:
·         Palestras “JOVEM EDUCA JOVEM” dois alunos irão falar com os demais sobre o respeito ao patrimônio público e questões ambientais;
·         Palestras  com agrônomos, professores de ciências e ambientalistas para conscientização dos alunos, pais, APM (Associação de Pais e Mestres), professores e equipe diretiva de como podemos contribuir para tornar o mundo mais sustentável, fazendo – nos perceber que somos responsáveis em melhorar o lugar onde vivemos, zelando por uma qualidade de vida sustentável.
·         Recreio orientado. Alunos cuidando das filas e do recreio, diminuindo assim a poluição visual com lixos jogados pelo pátio e no saguão da escola;
·         Pais envolvidos e comprometidos X alunos das salas de aula. Autorização dos pais para alunos recolherem o lixo da sala de aula e do pátio escolar, nos últimos dez minutos de aula.
·         Conscientização da comunidade escolar (alunos) de servirem somente a quantidade de lanche que comerem, diminuindo as sobras que diariamente vão para o lixo.
·         Responsabilizar turmas de alunos com professor, zeladora e agrônomo, para serem responsáveis pela compostagem das sobras do lanche que foram para o lixo. Trabalho esse que deverá ser feito diariamente.
·         Organizar turmas de alunos juntamente com seus professores e agrônomo para se responsabilizar pela horta, mesmo que a horta é utilizada por toda escola, as turmas voluntárias deverão acompanhar a horta semanalmente, para melhorar e ampliar a produção de hortaliças a serem consumidos no lanche escolar.
·         Para a coleta seletiva, organizar lixeiras de coleta dos resíduos sólidos separada, responsabilizando também para supervisão e orientação componentes da COM-VIDA juntamente com algumas turmas de alunos, estes por sua vez, deverão dar destino correto a cada resíduo coletado, por ex: papéis e papelão fazer doação para cooperativa de catadores de papelão; Plásticos, latas e vidros vender para a empresa responsável pela coleta desses recicláveis. Galhos e folhas de árvores solicitar para a equipe responsável da Prefeitura, fazer a coleta semanalmente, estes tem um lugar apropriado para compostagem em larga escala.

ECOTÉCNICAS:
·         Tratamento de resíduos;
·         Coleta seletiva;
·         Compostagem;
·         Horta.

CRONOGRAMA DE AÇÃO:
Preparação da equipe do com vida nos meses de abril a julho;  Nos meses de setembro a dezembro, ações X prática.

PÚBLICO ALVO:
·         Pais, professores e alunos;
·         Equipe diretiva e APM (Associação de Pais e Mestres).
·         Agrônomos, ambientalistas,
·         Associação dos catadores de papelão;
·         Empresa coletora de recicláveis diversos;
·         Prefeitura municipal de Sorriso - MT

ORÇAMENTO:
·         Aproximadamente R$ 500,00 a R$ 1.000,00 reais, despesas com lixeiras, ferramentas, sementes e adubos para horta, cal para compostagem, coletes e camisetas para representantes da COM-VIDA.


RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

ZENAIDE WANDERLEY DA SILVA
LÚCIA K. DRECHSLER
IVANETE FERRO
ADRIANA BUFFON DE CAMPOS
KELLY CRISTINA MACULAN
MARILDA ESTEVES BORGES MORAES
ASTÚRIO CARDOSO DE ABREU
ALEX MEDEIROS
CIBELI LOISE SIMÕES MEDEIROS
ELISANDRA GARLET


Nenhum comentário:

Postar um comentário