sexta-feira, 16 de maio de 2014

ECOTÉCNICAS

ECOTÉCNICAS PARA ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL

Nas discussões sobre o entendimento de onde estamos, verificamos que nossa escola não foi construída observando os critérios ambientais hoje apontados como relevante para espaço educador sustentável, quanto vento e natureza. Em relação à posição do sol estamos em uma região onde a iluminação oferece condições para o uso de energia solar, porém, o prédio não é adequado para este recurso.
A ecotécnica tratamento de resíduos e coleta seletiva envolve a comunidade escolar e o seu entorno na reflexão sobre os diferentes problemas ocasionados pela geração de lixo e sobre as possíveis soluções. O tratamento de resíduos pode ser uma estratégia para fazer da escola um espaço educador sustentável e servir de modelo para a comunidade local.
Acreditamos também, que a ecotécnica compostagem e horta na escola podem contribuir como espaço educador sustentável, pois a horta é um espaço pedagógico que, possibilita aos educandos conhecimentos fundamentais para a interação como seu meio de forma lúdica. Favorece ao educador o entrelaçar das áreas do conhecimento bem como fortificar o elo escola e comunidade.
Como cronograma inicial propõe-se que a partir de agosto teremos uma sensibilização da comunidade escolar para a realização de atividades relacionadas ao tratamento de resíduos e coleta seletiva e compostagem e horta na escola com distribuição de tarefas e responsabilidades.
Podemos contar com o apoio da gestão municipal e equipe diretiva da escola para efetivação as ações propostas pelo grupo.


LÚCIA K. DRECHSLER
IVANETE FERRO
ZENAIDE WANDERLEY DA SILVA
ASTÚRIO CARDOSO DE ABREU 
KELLY CRISTINA MACULAN
CIBELI LOISE MEDEIROS SIMÕES
ALEX DE MEDEIROS
ELISANDRA GARLET
MARILDA ESTEVES BORGES
ADRIANA RIBAS B. CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário