quinta-feira, 27 de março de 2014

Relação entre as perdas ambientais e culturais



Estamos sentindo na pele, em nosso dia-a-dia, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade, como objetos de exploração e consumo. Vivemos em uma cultura de riscos, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações e perdas culturais como em Paraitinga SP.
Após assistir aos vídeos e ler os jornais, penso que existe uma relação muito forte entre a tomada de decisão errada e as perdas ambientais e culturais de um local. Principalmente quando essa tomada de decisão não foi estudada, planejada e muito menos cuidada.
Nos vídeos tanto Elpídio Santos quanto Negão (Pedro Luiz dos Santos) retrata a questão ambiental e cultural fazendo parte do cotidiano das pessoas. Que a cultura está ligada a natureza.
Na leitura dos jornais percebeu-se que as causas da enchente do rio Paraitinga, que destruiu um importante patrimônio cultural brasileiro, iniciou bem antes da tragédia com a destruição da mata ciliar, o manejo inadequado de pastagens, solo impermeável, redução da cobertura vegetal e outras atitudes impensadas. Mostrou-se também que os aspectos culturais estão presentes na vida das pessoas.
Relacionando as perdas ambientais e culturais com base nos aspectos que a Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) considera como bem-estar humano, penso que os serviços são saudáveis, porém teríamos que parar de realizar todas as atividades que atualmente usufruímos para que o planeta se regenerasse e a partir daí gozarmos de forma equilibrada dos ecossistemas que é de onde sai todos os serviços que necessitamos. Como isso não é possível tem que reagir com políticas estruturantes, participação individual e coletiva, pensar global e agir local e principalmente fazendo a lição de casa.
Enfim, há ameaças à vigorosa cultura da cidade todas as vezes que tomamos atitudes sem pensar nas questões ambientais e econômicas.

           Por Zenaide Wanderley da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário