sexta-feira, 21 de março de 2014

Biografia ecológica da Cibele



          Meu nome é Cibele Loise Simões Medeiros, tenho 48 anos, nasci na cidade de Porecatu no Paraná. Minha cidade era pequena, ruas tranquilas, poucos carros, o que favorecia àquelas maravilhosas brincadeiras de crianças como: Amarelinha, pega pega, betes , pular corda etc... coisas comuns às crianças daquela época. Havia também uma praça muito ampla no centro da cidade, com muitas árvores, bancos, um coreto maravilhoso onde a banda municipal se apresentava aos domingos, lugar propício para  as famílias se reunirem, as crianças brincarem, enfim um lugar convidativo à todas as idades...
          Minha infância foi muito feliz!!Na minha rua, todos se conheciam, eram  frequente as reuniões entre vizinhos, seja para celebrar aniversários, para tomar um café, fazer novenas etc... era comum as pessoas sentarem em cadeiras nas calçadas, e enquanto os pais conversavam, nós crianças brincávamos e nos divertíamos muito na rua.
          Tínhamos também, muitos eventos cívicos naquela época, era frequente promoverem eventos em espaços abertos. Uma coisa que me marcou muito também foi às famosas feiras de ciência, surgidas na minha época ginasial, chamado hoje de ensino fundamental II, foi um tempo precioso de muita consciência ecológica, muitos conhecimentos científicos e  de muitas descobertas.
          Sou filha de professores de ciências, meu pai especializado em química e minha mãe em biologia,  meu pai sempre foi muito exigente com as questões do meio ambiente, sempre foi focado em atitudes de preservação ambiental e minha mãe, sempre cobrava de nós o reaproveitamento a consciência da preservação. O meu pai foi um dos percursores da feira de ciências no Estado do Paraná, a escola que ele trabalhava sempre era destaque as feiras, e seus alunos recebiam muitos prêmios por seus excelentes trabalhos. Nessa época ele organizava excursões para o Mato Grosso com os alunos do ensino médio, para visitar as riquezas naturais e áreas de preservação ambiental. Por tudo isso me sinto motivada a comprometer-me ainda mais com o meio ambiente, para dar continuidade a tudo àquilo que os meus pais já fizeram e nos levaram a conhecer.
         Minha cidade natal saiu no fantástico mais ou menos nos anos 80, pela qualidade de vida, por ter 100% de água encanada, 100% de esgoto, 100% de lâmpada vapor de sódio e nem me lembro  mais dos outros motivos...mas, me lembro que foi motivo de orgulho para todos nós.
          Na minha cidade foi construída a maior usina de açúcar daquela época, e foi chamada de capital mundial do açúcar. Essa Usina se chamava “Usina Central do Paraná”, ela trouxe muito desenvolvimento para a nossa cidade, contribuiu de forma significativa para a sua economia. Mas infelizmente com ela, também veio um prejuízo enorme para o meio ambiente, o ar e os rios ficaram altamente poluídos e embora fossem feitos muitas denúncias e muitas pessoas se comprometeram para reverter esse quadro, os prejuízos foram inevitáveis...
          Com tudo isso, fui aprendendo ao longo da minha vida, que progresso e meio ambiente têm que andar de mãos dadas, que os dois têm que caminhar na mesma direção, que consciência não pode faltar em nossas atitudes, que os planos têm que ser pensados nas duas dimensões. Foi muito bom escrever esse texto, relembrar minha história, minhas raízes, meus pais educadores e perceber que há muito a ser feito, e que mesmo em tempos  difíceis não podemos desistir dessa luta jamais.
          Vendo a minha pegada ecológica fiquei  frustrada ...mas eu quero reescrever uma nova história, quero melhorar mais os meus hábitos em minha casa, iniciando com minha família e assim, deixar um grande legado para as minhas filhas e para os meus futuros netos em favor do meio ambiente. Quero poder a fazer a diferença para às futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário