sexta-feira, 15 de junho de 2012

COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO


Sabiam que 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa?

 O  dia 15 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia mundial de combate à violência contra o idoso. Segundo o Ministério da Saúde, só em 2011, cerca de 2 milhões de idosos foram agredidos no Brasil. Mas acredite, esse número, é muito maior, assim como as crianças ou mulheres que sofrem agressões, os idosos têm medo de denunciar, até para não perder o pouco de afeto que eles ainda acham que recebem.
Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos são registradas dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros.  A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso em todo o país.
A violência, muitas das vezes, vem de quem deveria cuidar deles. Diversas famílias enfrentam o dilema de ter que deixar seus familiares idosos aos cuidados de um enfermeiro ou em uma casa de repouso com medo de que sejam maltratados. A recomendação de órgãos especializados é avaliar bem o histórico do enfermeiro ou do asilo, e, observar se o idoso aparece com machucados. Como nem sempre a família tem condições de pagar algum tipo de tratamento ou cuidado, a falta de paciência pode fazer com que os próprios familiares maltratem os idosos.
Vale lembrar que em um ano(dezembro de 2010 a dezembro de 2011), o Disque 100 Idoso recebeu cerca de 44 mil denúncias de violência contra idosos, entre essas, agressão, abuso sexual e exploração econômica.
 
Um dia queremos chegar lá também e ai, como temos tratado o nosso idoso!

  Fontes: http://www.pompeumg.com.br/portal/index.php/ultimas-noticias/1059-15-de-junho-dia-mundial-de-combate-a-violencia-contra-o-idoso

http://www.gazetainterior.com.br/index.php/15-de-junho-dia-mundial-de-combate-a-violencia-contra-o-idoso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário