sexta-feira, 11 de abril de 2014

Planilha do Marco Zero da Escola - Profª Adriana




Descrição: planilha_marco_zero.jpg
 

Dados de identificação

*Nome da Escola:
 EM. PROFª IVETE LOURDES ARENHARDT

*Endereço:
 AV. BRASIL, 850
*Municipio:
 SORRISO
*Estado:
 MT

*Telefone(s):
 66 3544-4284
*Email:
Emivete.@sorriso.mt.gov.br

*Responsáveis pelo preenchimento:
 Lucia Dreschler, Adriana Buffon Ribas Campos, Alex   Medeiros  dos Reis, Marilda Borges , Ivanete Ferro, Zenaide Wanderley da Silva, Asturio Cardoso Abreu, Kelly Maculan, Cibele Loise Simões Medeiros

*Data de preenchimento:


Coletivo Escolar

*No. de integrantes por turno:
*Professores
*Estudantes
*Funcionários (inclusive prestadores de serviços)
*Número total de componentes do coletivo escolar:

*1o. Turno
 35
 778
 16


*2o. Turno
 35
 730
 17


*3o. Turno





*Total
 70
 1508   +   19 AEE
 35
 1632

Áreas Verdes e Construídas

Distribuição das Áreas
Por m2
Divida o número de metros quadrados pelo número total de pessoas da escola

*1. Área total da escola
 9600
 5,88

*2. Área construída da escola (inclui todas as construções inclusive quadras e piscinas)
 3665,91
 2,24

*3. Área verde da escola (jardins, canteiros, horta, espaço livres de qualquer edificação)
 5934,09
 3,63

Árvores

*4. Quantas árvores existem dentro do terreno da sua escola?
                       49
*5. Quantas árvores são frutíferas?
                            2

*6. O que acontece com as folhas, flores ou frutos que caem?
   X
São varridas e colocadas no lixo comum

São recolhidas para a composteira

São deixadas no chão

Horta

*7. A sua escola mantém uma horta?
Sim
       X
Não





*7.1. Quem cuida ou ajuda a cuidar da horta? (Preencha com o número de pessoas)

Funcionários
                10
Professores
               1500
Estudantes

Pais de alunos

*7.3. Alguém costuma utilizar a horta para fins didáticos?

Sim, frequentemente
             X
Sim, eventualmente

Nunca

*7.4. Indique em quais disciplinas:

Biologia

Química

Matemática
 ciências
Outra (Especifique)

Jardim

*8. A sua escola tem alguma área ajardinada?
 x
Jardim
             x
Canteiros

Nenhuma

*8.1. Quem faz a manutenção do jardim? (Cabe mais de uma resposta)
 x
Funcionários

Professores

Estudantes

Pais de alunos

*8.2. Com que água é regado o jardim?

Água da rua

Depósito de água da chuva

Outra (especificar)

*8.3. As áreas verdes da escola são utilizadas para:

Fins didáticos

Lazer

Estaciona
mento

  X
Outros (Especifique)  Poço
Semi-
artesiano

Limites e entorno

*9. Como a escola delimita seu espaço?

Muro

Grade
 Tela de alambrado
Outra (especificar)

*10.Quantas árvores existem nas ruas do quarteirão em volta da escola?

Nenhuma

1-5

5-10
 X
+ de 10

*11. Existe alguma praça ou parque próximo da escola?

Sim
                  X
Não

*11.1. A que distância?

Até 100m

de 100m a 500m

*12.Que tipo de poluição é mais comum no entorno da escola? (pode assinalar mais de 1)
 X
Resíduos Sólidos

Visual
                    X
Sonora

 X
Gases

Poeira

Fumaça

*13.As calçadas e ruas no entorno da escola estão sujas? Use a escala de 1 a 5, sendo 1 mais lipa e 5 mais suja.
 1__X__  2____  3____  4____ 5____

*14. Há algum rio ou córrego no entorno da escola?

Sim
                X
Não
14.1. Como se chama?


*14.1. Qual é a aparência desse curso d´água?

Limpa

Turva

Poluída

Fétida

*15. A qualidade da água é medida periodicamente?

Sim

Não
Data da última medição:


*16.Tem alguma fábrica no entorno que polui?

Sim
                X
Não
16.1. Como se chama?


*17. Existe, na comunidade/bairro/cidade alguma organização que trabalha pela qualidade ambiental?
 X
Sim

Não
17.1. Como se chama?
 CAT- CLUBE AMIGOS DA TERRA
CONSELHO DO MEIO AMBIENTE
ARPCA

*18. Quais são os órgãos públicos existentes que fiscalizam a qualidade ambiental?
 CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SAMA- SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE


Resíduos

19. Por duas semanas separe o lixo de acordo com as categorias abaixo. Todo o lixo produzido nesse período deverá ser contabilizado, colocado em sacos de 100 litros e pesado. Tenha certeza de que todo lixo dessas 2 semanas foi ensacado e pesado.

Tipos e quantidades de resíduos
Semana 1
Semana 2
Projeção para 1 ano letivo (40 semanas)
Lixo por pessoa/ano (divida a quantidade total de lixo produzido pelo número total de pessoas da escola)

Número de sacos
Peso
Número de sacos
Peso
Número de sacos
Peso
Número de sacos
Peso

Papel e papelão (não amassar)










Latas e outros metais










Plásticos










Vidros










Restos de comida
 6,25
 125 kg
 7
 140 kg
 260 sacos
 5.300 kg
 0,16

 3.300 kg

Restos de plantas
 10
 200 kg
 12
 240 kg
 400 sacos
 8.000 kg
 0,25

 5 kg

Papel higiênico










Outros (discriminar quais)










Total
 16,25
 325 kg
 19
 380 kg
 660
 13.300 kg
 0,41

 8.300 kg

*20. A escola faz algum trabalho com os pais dos alunos sobre o destino dos resíduos?
                  X
Sim

Não

Coleta

*21. A escola conta com coleta regular de lixo pela Prefeitura?
 X
Sim, diariamente

Sim, irregularmente

Não

*21.1. Se não, o que faz com o lixo?

Queima

Enterra

Joga no terreno baldio ou na rua

Joga no rio

*22. Se sim, para onde vai o lixo?
Aterro Sanitário

Lixão

Depósito de reciclados

Cooperativa de catadores

Terrenos baldios com lixo/entulho

*23. A escola faz a separação de resíduos?
                                                                 X
Sim

Não

*23.1. Caso já separe, o que faz com os recicláveis? (Pode assinalar mais de 1)
                             X
Vende
                             X
Doa

Recicla

*23.2. Se a escola entrega lixo reciclável para catadores, que tipo de organização estes têm?
              X
Cooperativa

Autônomos

Energia

Eletricidade*

*24. Qual é a origem da eletricidade que chega à escola?
 X
Hidrelétrica

Termelétrica

Fotovoltaica

Outra (especifique)

25. Transcreva e compare o consumo de eletricidade pela conta de luz, considerando os meses de janeiro, junho e novembro.
Consumo Janeiro (kWh):
Consumo Junho (kWh):
Consumo Novembro (kWh):





26. Identifique aparelhos elétricos e eletrônicos que ficam ligados desnecessariamente, classificando-os por tipo e quantidade em que estão presentes na escola:

Tipo de Equipamento:
Quantidade:



LÂMPADAS

    10






27. Em que lugar da escola se observa mais desperdício de energia?
 X
Cozinha/  refeitório

Salas de aula

Biblioteca

Laboratórios


Quadra

Pátio

Outro (especifique)

*28. A escola substitui lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo consumo?
 X
Sim, frequentemente

Sim, eventualmente

Não

*29. Os interruptores das lâmpadas são individuais?

Sim
                X
Não

* O texto Macrocampo Educação Ambiental - Mais Educação: A educação integral em escolas sustentáveis (consulte a biblioteca virtual) contém mais atividades que podem ser realizadas para verificar o consumo de energia em sua escola.

Gás de cozinha

*30. Qual é a fonte de energia utilizada na escola para cozinhar?

Gás de rua
                             X
Gás de botijão

Outra (especifique)

31. Qual é o consumo de gás por:
Semana:    50,2 m3
Mês: 200,8 m3
Ano:2.008 m3

Água

*32. De onde vem a água utilizada na escola?

Rua

Poço comum / cisterna
                  X
Poço artesiano

Outros (especifique)

*33. A água é de boa qualidade?
                          X
Sim

Não

*33.1. Se não, quais são os fatores que prejudicam a qualidade da água? (Cabe mais de uma resposta)

Poluição orgânica (coliformes fecais, etc.)

Poluição química (metais pesados, etc.)

Outros (especifique)

*34. O abastecimento de água costuma ser interrompido?

Sim, frequentemente

Sim, eventualmente
 X
Nunca 

*35. A escola adota medidas para garantir água de qualidade e em quantidade suficientes para atender às suas necessidades?

      X
Sim

Não
Quais medidas:
 Filtros nos bebedouros e análise da água

*36. Há manutenção para evitar desperdício de água nas torneiras, bebedouros, tanques, pias e descargas?

       X
Sim, frequentemente


Sim, eventualmente

Nunca

*37. Que destino é dado às águas servidas (pias, chuveiros)?

Correm pelo terreno, sem nenhum tipo de aproveitamento

São usadas para regar as plantas
 X
Vão para o esgoto

*38. Há algum tipo de aproveitamento da água da chuva?

Sim
                X
Não
Que tipo de aproveitamento?


*39. Qual é a percentagem de água reutilizada?


40. Consumo de água na escola (em litros). Por duas semanas, registre os dados do hidrômetro da escola.
Semana 1
Semana 2
Projeção para um ano letivo (40 semanas) Consumo total de água/pessoa/ano







Conforto térmico e acústico

*42. Quais sãos os espaços mais quentes da escola?

Pátio
                X
Salas de aula

Laboratórios
 X
Quadra

 X
Cozinha

Secretaria / Diretoria

Biblioteca

*43. Quais recursos são utilizados para garantir conforto térmico?
 X
Ventilador
                X
Ar condicionado

Aquecedor

Nenhum

 X
Ventilação cruzada**






*44. As salas de aula possuem isolamento acústico?

Sim
 X
Não

** "Ventilação cruzada é quando, de um modo geral, a ventilação natural em um ambiente fechado  tem uma entrada e uma saída, ocasionando a circulação do ar."





Descrição: cabeçalho_marco_zero.jpg 



















Limites e entorno





9. Como a escola delimita seu espaço?

Muro

Grade

Outra (especificar)
Tela de alambrado




10.Quantas árvores existem nas ruas do quarteirão em volta da escola?

Nenhuma

1-5

5-10

+ de 10
x




11. Existe alguma praça ou parque próximo da escola?

Sim

Não
x







11.1. A que distância?

Até 100m

de 100m a 500m








12.Que tipo de poluição é mais comum no entorno da escola? (pode assinalar mais de 1)
x
Resíduos Sólidos

Visual
x
Sonora
x
Gases
Poeira
Fumaça





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