quinta-feira, 17 de março de 2011

22 de março Dia Mundial da Água




Água – Fonte de Vida!

Nossos rios, lagos, mares, banhados, reservatórios subterrâneos e outras fontes de água vêm sendo degradados pela poluição industrial, pelo desmatamento em áreas de nascentes e de matas, por atividades agropecuárias em locais inadequados, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, entre outros.

22 de março foi escolhido pela ONU para ser o Dia Mundial da Água. Devemos pensar na questão da água em termos globais e apoiar as iniciativas destinadas à conscientização sobre o seu uso, e garantir o acesso à água potável a todos os habitantes do planeta, onde quer que vivam.
A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Deve ser utilizada com consciência e discernimento para que as reservas atualmente disponíveis não se esgotem.
O sol provoca a evaporação da água presente nos solos, lagos e mares. O vapor esfria à medida que sobe na atmosfera até que ocorre a condensação e a formação  da nuvens, com gotículas de água. Estas gotículas se juntam e formam gotas pesadas que caem sob a forma de chuva.

Quanto mais poluída for atmosfera, maiores as condições de ocorrer a chuva ácida, tão prejudicial ao meio ambiente. Garrafas, sacos plásticos e outros dendritos jogados nos mares e nos rios são carregados pelas correntes marítimas, causando a morte de peixes, mamíferos marinhos e até pássaros, que os confundem com o alimento ou neles ficam aprisionados.
Sabemos que 97% de toda a água do planeta é salgada, na forma de mares e oceanos e outros, 2% são geleiras inacessíveis. Somente 1% é aproveitável, encontrada nos rios e lençóis subterrâneos na forma de água doce. Esse 1% é distribuído de forma desigual pela Terra, sendo consumidos por bilhões de pessoas.
A água deve ser utilizada racionalmente. É tarefa de todos equilibrar nossos modelos de desenvolvimento, para que passamos garantir a satisfação de nossas necessidades sem desabastecer as futuras gerações. É o chamado desenvolvimento sustentável.

 A água está presente em múltiplas atividades do homem, como tal, é utilizada para finalidades muito diversificadas, em que assumem maior importância o abastecimento domésticos e público, o uso agrícola e industrial e a produção de energia elétrica.

Talvez por ser tão abundante, a água tenha se tornado tão banal que não dedicamos nossa natureza e para todos os seres vivos.
Sorriso é banhado pelo Rio Teles Pires, importante afluente do Rio Amazonas, que percorre o município em toda extensão. Com inúmeras nascentes que deságua em sua bacia, dando-lhe a dimensão e a força que tem. Contamos com uma importante micro-bacia, a do Rio Tenente Lira, genuinamente Sorrisense, com aproximadamente 95Km de extensão, tem sua nascente e sua foz no município desaguando no Rio Teles Pires. Ainda temos rio verde, que faz divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde e o Rio Celeste, que nos separa dos municípios de Nova Ubiratã e Vera, que também deságuam no Rio Teles Pires.

“Quem habita este planeta não é o homem, mas os homens. A pluralidade é a Lei da Terra”.

                                                                                                                (Hanna Arendt)             

(Fonte: Calendário Sicredi 2003 – Água Fonte da Vida / Dados do 1º Simpósio Municipal sobre Recursos Hídricos Sorriso/MT - 2003)/ Folder: Empaer/MT – Água Fonte de Vida.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário