|
|||||||||||||||
Dados de identificação
|
|||||||||||||||
*Nome da Escola:
|
EM. PROFª IVETE LOURDES ARENHARDT
|
||||||||||||||
*Endereço:
|
AV. BRASIL, 850
|
*Municipio:
|
SORRISO
|
*Estado:
|
MT
|
||||||||||
*Telefone(s):
|
66 3544-4284
|
*Email:
|
Emivete.@sorriso.mt.gov.br
|
||||||||||||
*Responsáveis pelo preenchimento:
|
Lucia Dreschler, Adriana Buffon Ribas Campos, Alex Medeiros
dos Reis, Marilda Borges , Ivanete Ferro, Zenaide Wanderley da Silva,
Asturio Cardoso Abreu, Kelly Maculan, Cibele Loise Simões Medeiros
|
||||||||||||||
*Data de preenchimento:
|
|
||||||||||||||
Coletivo Escolar
|
|||||||||||||||
*No. de integrantes por turno:
|
*Professores
|
*Estudantes
|
*Funcionários (inclusive prestadores de serviços)
|
*Número total de componentes do coletivo escolar:
|
|||||||||||
*1o. Turno
|
35
|
778
|
16
|
|
|||||||||||
*2o. Turno
|
35
|
730
|
17
|
|
|||||||||||
*3o. Turno
|
|
|
|
|
|||||||||||
*Total
|
70
|
1508 + 19 AEE
|
35
|
1632
|
|||||||||||
Áreas Verdes e Construídas
|
|||||||||||||||
Distribuição das Áreas
|
Por m2
|
Divida o número de metros quadrados pelo número total de pessoas da
escola
|
|||||||||||||
*1. Área total da escola
|
9600
|
5,88
|
|||||||||||||
*2. Área construída da escola (inclui todas as construções inclusive
quadras e piscinas)
|
3665,91
|
2,24
|
|||||||||||||
*3. Área verde da escola (jardins, canteiros, horta, espaço livres de
qualquer edificação)
|
5934,09
|
3,63
|
|||||||||||||
Árvores
|
|||||||||||||||
*4. Quantas árvores existem dentro do terreno da sua escola?
|
49
|
*5. Quantas árvores são frutíferas?
|
2
|
||||||||||||
*6. O que acontece com as folhas, flores ou frutos que caem?
|
X
|
São varridas e colocadas no lixo comum
|
|
São recolhidas para a composteira
|
|
São deixadas no chão
|
|||||||||
Horta
|
|||||||||||||||
*7. A sua escola mantém uma horta?
|
Sim
|
X
|
Não
|
|
|||||||||||
*7.1. Quem cuida ou ajuda a cuidar da horta? (Preencha com o número
de pessoas)
|
|
Funcionários
|
10
|
Professores
|
1500
|
Estudantes
|
|
Pais de alunos
|
|||||||
*7.3. Alguém costuma utilizar a horta para fins didáticos?
|
|
Sim, frequentemente
|
X
|
Sim, eventualmente
|
|
Nunca
|
|||||||||
*7.4. Indique em quais disciplinas:
|
|
Biologia
|
|
Química
|
|
Matemática
|
ciências
|
Outra (Especifique)
|
|||||||
Jardim
|
|||||||||||||||
*8. A sua escola tem alguma área ajardinada?
|
x
|
Jardim
|
x
|
Canteiros
|
|
Nenhuma
|
|||||||||
*8.1. Quem faz a manutenção do jardim? (Cabe mais de uma resposta)
|
x
|
Funcionários
|
|
Professores
|
|
Estudantes
|
|
Pais de alunos
|
|||||||
*8.2. Com que água é regado o jardim?
|
|
Água da rua
|
|
Depósito de água da chuva
|
|
Outra (especificar)
|
|||||||||
*8.3. As áreas verdes da escola são utilizadas para:
|
|
Fins didáticos
|
|
Lazer
|
|
Estaciona
mento
|
X
|
Outros (Especifique) Poço
Semi-
artesiano
|
|||||||
Limites e entorno
|
|||||||||||||||
*9. Como a escola delimita seu espaço?
|
|
Muro
|
|
Grade
|
Tela de alambrado
|
Outra (especificar)
|
|||||||||
*10.Quantas árvores existem nas ruas do quarteirão em volta da
escola?
|
|
Nenhuma
|
|
1-5
|
|
5-10
|
X
|
+ de 10
|
|||||||
*11. Existe alguma praça ou parque próximo da escola?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
|||||||||||
*11.1. A que distância?
|
|
Até 100m
|
|
de 100m a 500m
|
|||||||||||
*12.Que tipo de poluição é mais comum no entorno da escola? (pode
assinalar mais de 1)
|
X
|
Resíduos Sólidos
|
|
Visual
|
X
|
Sonora
|
|||||||||
X
|
Gases
|
|
Poeira
|
|
Fumaça
|
||||||||||
*13.As calçadas e ruas no entorno da escola estão sujas? Use a escala
de 1 a 5, sendo 1 mais lipa e 5 mais suja.
|
1__X__ 2____
3____ 4____ 5____
|
||||||||||||||
*14. Há algum rio ou córrego no entorno da escola?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
14.1. Como se chama?
|
|
|||||||||
*14.1. Qual é a aparência desse curso d´água?
|
|
Limpa
|
|
Turva
|
|
Poluída
|
|
Fétida
|
|||||||
*15. A qualidade da água é medida periodicamente?
|
|
Sim
|
|
Não
|
Data da última medição:
|
|
|||||||||
*16.Tem alguma fábrica no entorno que polui?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
16.1. Como se chama?
|
|
|||||||||
*17. Existe, na comunidade/bairro/cidade alguma organização que
trabalha pela qualidade ambiental?
|
X
|
Sim
|
|
Não
|
17.1. Como se chama?
|
CAT- CLUBE AMIGOS DA TERRA
CONSELHO DO MEIO AMBIENTE
ARPCA
|
|||||||||
*18. Quais são os órgãos públicos existentes que fiscalizam a
qualidade ambiental?
|
CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SAMA- SECRETARIA
MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
|
||||||||||||||
Resíduos
|
|||||||||||||||
19. Por duas semanas separe o lixo de acordo com as categorias
abaixo. Todo o lixo produzido nesse período deverá ser contabilizado,
colocado em sacos de 100 litros e pesado. Tenha certeza de que todo lixo
dessas 2 semanas foi ensacado e pesado.
|
|||||||||||||||
Tipos e quantidades de resíduos
|
Semana 1
|
Semana 2
|
Projeção para 1 ano letivo (40 semanas)
|
Lixo por pessoa/ano (divida a quantidade total de lixo produzido pelo
número total de pessoas da escola)
|
|||||||||||
Número de sacos
|
Peso
|
Número de sacos
|
Peso
|
Número de sacos
|
Peso
|
Número de sacos
|
Peso
|
||||||||
Papel e papelão (não amassar)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Latas e outros metais
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Plásticos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Vidros
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Restos de comida
|
6,25
|
125 kg
|
7
|
140 kg
|
260 sacos
|
5.300 kg
|
0,16
|
|
3.300 kg
|
||||||
Restos de plantas
|
10
|
200 kg
|
12
|
240 kg
|
400 sacos
|
8.000 kg
|
0,25
|
|
5 kg
|
||||||
Papel higiênico
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Outros (discriminar quais)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Total
|
16,25
|
325 kg
|
19
|
380 kg
|
660
|
13.300 kg
|
0,41
|
|
8.300 kg
|
||||||
*20. A escola faz algum trabalho com os pais dos alunos sobre o
destino dos resíduos?
|
X
|
Sim
|
|
Não
|
|||||||||||
Coleta
|
|||||||||||||||
*21. A escola conta com coleta regular de lixo pela Prefeitura?
|
X
|
Sim, diariamente
|
|
Sim, irregularmente
|
|
Não
|
|||||||||
*21.1. Se não, o que faz com o lixo?
|
|
Queima
|
|
Enterra
|
|
Joga no terreno baldio ou na rua
|
|
Joga no rio
|
|||||||
*22. Se sim, para onde vai o lixo?
|
X
|
Aterro Sanitário
|
|
Lixão
|
|
Depósito de reciclados
|
|
Cooperativa de catadores
|
|
Terrenos baldios com lixo/entulho
|
|||||
*23. A escola faz a separação de resíduos?
|
X
|
Sim
|
|
Não
|
|||||||||||
*23.1. Caso já separe, o que faz com os recicláveis? (Pode assinalar
mais de 1)
|
X
|
Vende
|
X
|
Doa
|
|
Recicla
|
|||||||||
*23.2. Se a escola entrega lixo reciclável para catadores, que tipo
de organização estes têm?
|
X
|
Cooperativa
|
|
Autônomos
|
|||||||||||
Energia
|
|||||||||||||||
Eletricidade*
|
|||||||||||||||
*24. Qual é a origem da eletricidade que chega à escola?
|
X
|
Hidrelétrica
|
|
Termelétrica
|
|
Fotovoltaica
|
|
Outra (especifique)
|
|||||||
25. Transcreva e compare o consumo de eletricidade pela conta de luz,
considerando os meses de janeiro, junho e novembro.
|
Consumo Janeiro (kWh):
|
Consumo Junho (kWh):
|
Consumo Novembro (kWh):
|
||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||
26. Identifique aparelhos elétricos e eletrônicos que ficam ligados
desnecessariamente, classificando-os por tipo e quantidade em que estão
presentes na escola:
|
|||||||||||||||
Tipo de Equipamento:
|
Quantidade:
|
|
|||||||||||||
LÂMPADAS
|
10
|
|
|||||||||||||
27. Em que lugar da escola se observa mais desperdício de energia?
|
X
|
Cozinha/ refeitório
|
|
Salas de aula
|
|
Biblioteca
|
|
Laboratórios
|
|||||||
|
Quadra
|
|
Pátio
|
|
Outro (especifique)
|
||||||||||
*28. A escola substitui lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo
consumo?
|
X
|
Sim, frequentemente
|
|
Sim, eventualmente
|
|
Não
|
|||||||||
*29. Os interruptores das lâmpadas são individuais?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
|||||||||||
* O texto Macrocampo Educação Ambiental - Mais Educação: A educação
integral em escolas sustentáveis (consulte a biblioteca virtual) contém mais
atividades que podem ser realizadas para verificar o consumo de energia em
sua escola.
|
|||||||||||||||
Gás de cozinha
|
|||||||||||||||
*30. Qual é a fonte de energia utilizada na escola para cozinhar?
|
|
Gás de rua
|
X
|
Gás de botijão
|
|
Outra (especifique)
|
|||||||||
31. Qual é o consumo de gás por:
|
Semana: 50,2 m3
|
Mês: 200,8 m3
|
Ano:2.008 m3
|
||||||||||||
Água
|
|||||||||||||||
*32. De onde vem a água utilizada na escola?
|
|
Rua
|
|
Poço comum / cisterna
|
X
|
Poço artesiano
|
|
Outros (especifique)
|
|||||||
*33. A água é de boa qualidade?
|
X
|
Sim
|
|
Não
|
|||||||||||
*33.1. Se não, quais são os fatores que prejudicam a qualidade da
água? (Cabe mais de uma resposta)
|
|
Poluição orgânica (coliformes fecais, etc.)
|
|
Poluição química (metais pesados, etc.)
|
|
Outros (especifique)
|
|||||||||
*34. O abastecimento de água costuma ser interrompido?
|
|
Sim, frequentemente
|
|
Sim, eventualmente
|
X
|
Nunca
|
|||||||||
*35. A escola adota medidas para garantir água de qualidade e em
quantidade suficientes para atender às suas necessidades?
|
X
|
Sim
|
|
Não
|
Quais medidas:
|
Filtros nos bebedouros e análise da água
|
|||||||||
*36. Há manutenção para evitar desperdício de água nas torneiras,
bebedouros, tanques, pias e descargas?
|
X
|
Sim, frequentemente
|
|
|
Sim, eventualmente
|
|
Nunca
|
||||||||
*37. Que destino é dado às águas servidas (pias, chuveiros)?
|
|
Correm pelo terreno, sem nenhum tipo de aproveitamento
|
|
São usadas para regar as plantas
|
X
|
Vão para o esgoto
|
|||||||||
*38. Há algum tipo de aproveitamento da água da chuva?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
Que tipo de aproveitamento?
|
|
|||||||||
*39. Qual é a percentagem de água reutilizada?
|
|
||||||||||||||
40. Consumo de água na escola (em litros). Por duas semanas, registre
os dados do hidrômetro da escola.
|
Semana 1
|
Semana 2
|
Projeção para um ano letivo (40 semanas) Consumo total de
água/pessoa/ano
|
||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||
Conforto térmico e acústico
|
|||||||||||||||
*42. Quais sãos os espaços mais quentes da escola?
|
|
Pátio
|
X
|
Salas de aula
|
|
Laboratórios
|
X
|
Quadra
|
|||||||
X
|
Cozinha
|
|
Secretaria / Diretoria
|
|
Biblioteca
|
||||||||||
*43. Quais recursos são utilizados para garantir conforto térmico?
|
X
|
Ventilador
|
X
|
Ar condicionado
|
|
Aquecedor
|
|
Nenhum
|
|||||||
X
|
Ventilação cruzada**
|
|
|
|
|
|
|||||||||
*44. As salas de aula possuem isolamento acústico?
|
|
Sim
|
X
|
Não
|
|||||||||||
** "Ventilação cruzada é quando, de um modo geral, a ventilação
natural em um ambiente fechado tem uma
entrada e uma saída, ocasionando a circulação do ar."
|
|
||||||||||||||||||
Limites e entorno
|
||||||||||||||||||
9. Como a escola delimita seu espaço?
|
|
Muro
|
|
Grade
|
|
Outra (especificar)
|
Tela de alambrado
|
|||||||||||
10.Quantas árvores existem nas ruas do quarteirão em volta da escola?
|
|
Nenhuma
|
|
1-5
|
|
5-10
|
|
+ de 10
|
x
|
|||||||||
11. Existe alguma praça ou parque próximo da escola?
|
|
Sim
|
|
Não
|
x
|
|||||||||||||
11.1. A que distância?
|
|
Até 100m
|
|
de 100m a 500m
|
||||||||||||||
12.Que tipo de poluição é mais comum no entorno da escola? (pode
assinalar mais de 1)
|
x
|
Resíduos Sólidos
|
Visual
|
x
|
Sonora
|
x
|
Gases
|
Poeira
|
Fumaça
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário